Precisa contratar um colaborador com urgência? Saiba o que fazer!

6 minutos para ler

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é comum que as empresas precisem contratar um colaborador com urgência, seja para repor uma vaga, ou para aumentar a produtividade da empresa e dar um upgrade no modelo de negócios. O fato é que as mudanças organizacionais estão acontecendo de forma cada vez mais ágil.

Apesar de a contratação ter que acontecer de forma rápida, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas no processo seletivo, como por exemplo, a escolha de um profissional incompatível com à empresa. Neste sentido, investir em processos seletivos eficientes ajuda a melhorar não apenas a agilidade, mas também a qualidade dos candidatos selecionados.

Continue a leitura e descubra como isso é possível!

Defina o perfil do candidato ideal

Ainda que você precise contratar um colaborador com urgência, definir o perfil do candidato ideal para o cargo é muito importante para que não ocorram problemas futuros com a contratação. Essa etapa ajudará a descrever quais são as competências essenciais para que esse profissional alcance a performance esperada pela organização.

Por isso, o primeiro passo é mapear as funções do cargo e definir as expectativas técnicas e comportamentais que a empresa espera encontrar no colaborador. Além disso, é importante considerar a área de atuação do profissional. Por exemplo, enquanto os profissionais de TI tendem a ser mais analíticos, os de marketing são mais dinâmicos e extrovertidos.

Fazer uma análise dos top performers, isto é, aqueles com alto nível de desempenho na função, também pode indicar características que precisam ser buscadas nos próximos colaboradores. Utilizar esses dados na construção do perfil será útil para todas as etapas do processo seletivo, como veremos a seguir.

Invista em recrutamentos enxutos

A grande sacada para acelerar a contratação de um candidato é investir em métodos ágeis. Tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial podem automatizar esse processo ao obter dados reais e simular o raciocínio humano na tomada de decisão. Entretanto, também existem maneiras que, apesar de simples, têm chances de render bons resultados. Veja!

Currículos existentes

O processo de recrutamento e seleção permite criar uma boa base de dados com o cadastro dos candidatos. Sendo assim, você pode resgatar aqueles que foram previamente avaliados e que também deram match com a empresa. Inclusive, se o seu RH ainda desperdiça essas informações, precisa rever isso com urgência, afinal, esses resultados podem fornecer indícios que justifiquem o retorno do processo seletivo, por exemplo:

  • taxa de conversão das contratações;
  • custos e tempo com o processo.

Redes sociais

As redes sociais também podem ajudar a contratar um colaborador com urgência, porque elas podem demonstrar como o indivíduo se comporta no dia a dia. Por meio das páginas que ele curte, comentários e até publicações, por exemplo, você consegue identificar informações como cultura, relacionamentos e hobbies. O LinkedIn, por exemplo, é ótimo para:

  • ter visão rápida do currículo;
  • ter acesso à perfis potenciais;
  • analisar recomendações profissionais;
  • fazer recrutamento confidencial.

Indicações

O poder do networking também pode gerar bons candidatos. Inclusive, segundo o SHRM, a indicação ainda é a principal fonte de contratação. Em um estudo feito em 2016 analisando mais de 329 mil contratações, 45% dos recrutamentos internos foram fechados por indicações — o que representa 30% dos processos seletivos de um modo geral.

Powered by Rock Convert

Contudo, ainda que o candidato sugerido seja de confiança, as competências técnicas e comportamentais também devem ser analisadas. Para isso, você pode utilizar recursos que apontam esses sinais na etapa de seleção.

Faça jogos e dinâmicas

Os jogos comportamentais e as dinâmicas de grupo simulam rotinas da empresa e atividades do cargo, permitindo identificar conhecimentos, reações e hábitos que o possível candidato tem com o ambiente de trabalho. Por esse motivo, também são ótimas para contratar um colaborador com urgência, pois, você consegue analisar as soft skills de várias pessoas ao mesmo tempo.

Para utilizar esse método, é importante alinhar o perfil do candidato ideal com os recursos utilizados. Dessa maneira, será mais fácil identificar se o fit cultural corresponde com as expectativas da organização. Esse planejamento é essencial para criar um processo seletivo que, de fato, resolva o problema com uma contratação de sucesso.

Mas também, existem práticas que otimizam essa aplicação, por exemplo:

  • fazer uma entrevista por videoconferência;
  • enviar a leitura inicial dos jogos com antecedência;
  • buscar uma análise rápida dos erros e acertos dos candidatos durante a atividade;
  • contar com profissionais especializados em análise comportamental.

Contrate um serviço de headhunter

Contar com a expertise de um headhunter é fundamental para contratar um colaborador com urgência e, ao mesmo tempo, encontrar o talento ideal para suprir os desafios da empresa. Além do profundo know-how que esse profissional tem com recrutamento e seleção, ele também utiliza métodos que permitem alcançar pessoas no mercado com perfis raros.

Ter esse apoio faz toda a diferença para encontrar candidatos qualificados com agilidade, uma vez que profissionais de alta performance não estão disponíveis em plataformas de emprego convencionais, por exemplo. São pessoas seletivas, que também buscam propostas que atendam aos seus próprios critérios.

Na prática, o headhunter tem um vasto networking que permite encontrar essas pessoas, ainda que elas estejam empregadas em um concorrente, por exemplo. Além disso, tem visão estratégica para entender o perfil esperado, analisar soft skills e intermediar a negociação de modo que a contratação atenda ambas as partes.

Nem sempre um processo seletivo pode demandar tempo para análises minuciosas, afinal, a falta de um colaborador capacitado interfere na produtividade da equipe e compromete o desempenho do negócio. Sendo assim, é preciso repensar maneiras de contratar um colaborador com urgência, mas, prezando pela qualidade da seleção.

Dentre nossas dicas, contar com processos de headhunting é a melhor maneira de associar agilidade com resultados positivos, porque a seleção é qualificada, separando os candidatos comuns dos talentos raros. Para ter esse retorno, invista em empresas com experiência de mercado e tecnologias que aumentam a velocidade da contratação. Assim, você tem a solução ideal para resolver esse problema.

Sabemos como é difícil encontrar o profissional certo para a sua organização, mas não queremos que você contrate errado. Então, vamos mapear esse candidato ideal? Entre em contato conosco e conheça nossa metodologia!

Posts relacionados

Deixe uma resposta