Conheça os 4 perfis comportamentais dos colaboradores!

3 minutos para ler

Ao realizar o processo de contratação de um funcionário, claro que o currículo deve ser uma importante chave para avaliar se determinado candidato é adequado a vaga. Porém, isso não é suficiente. Um bom processo seletivo deve levar em conta, também, os 4 perfis comportamentais existentes, para que seja feita uma avaliação mais pertinente dos colaboradores.

Afinal, há diversos candidatos disponíveis no mercado com um nível profissional e\ou experiências acadêmicas equivalentes. Como, então, escolher o mais apropriado para determinada vaga?

Certamente essa escolha não é uma tarefa fácil, mas existem algumas atitudes que contribuem para isso. Então, quer conhecer quais são os 4 perfis comportamentais dos colaboradores e entender qual o mais adequado para alguma vaga? Continue a leitura e descubra!

Executor

O primeiro perfil é multitarefas, ágil, focado nos resultados finais, competitivo e adora desafios. Por possuir essas duas últimas características, é comum que o executor consiga driblar dificuldades profissionais com mais facilidade.

Por possuir essas características, esse perfil tende a solucionar demandas com mais facilidade. Isso é essencial para uma empresa que precisa de mais ações e agilidade, ou seja, de mais incentivo para tirar um projeto do papel. Por essa razão, é comum que o executor seja visto como chefe, dominante e puxador de projetos. Além de ter uma confiança elevada.

Porém, nesse tipo de perfil é comum que o profissional também prefira atuar de modo isolado, para não ser atrapalhado, já que ele também dificilmente desiste do que quer.

Comunicador

Esse perfil tem mais facilidade de agradar à maioria das pessoas, já que é alegre, comunicativo e não possui dificuldades em fazer amizades. Por esse motivo, o comunicador tende a trabalhar em equipe, unir pessoas ao seu redor e apaziguar ambientes.

Melhor ainda: devido ao seu carisma e capacidade de persuasão, eles têm facilidade para desenvolver networking e manter bons relacionamentos. O que é fundamental para o bom andamento de uma empresa.

Planejador

Enquanto isso, o planejador tende a ser mais moderado e calmo. Então, dificilmente entram em pânico com as dificuldades, já que costumam olhar com mais atenção para as atividades. O que é fundamental para organizar projetos e prevenir falhas.

Por essa razão, trabalha bem em equipe e tem muitas qualidades para ser considerado um líder. Porém, não apresenta tanta habilidade para tomar providências imediatas ou para ‘’pensar fora da caixa’’, já que tem medo de que algo saia do seu controle. Por isso, é importante que esse perfil seja contrabalanceado com a presença de fortes comunicadores.

Analítico

É o perfil que costuma executar suas atividades com muita precisão e qualidade, já que é muito criterioso e detalhista. Por isso, é habilidoso em controlar tarefas e em fazer atividades repetitivas, além de avaliar, definir e aperfeiçoar processos e cumprir os prazos com segurança.

Mesmo que os colaboradores com esse perfil apresentem dificuldades de autogerenciamento e trabalhos sob pressão, isso não se torna um problema, porque os profissionais analíticos compensam fazendo entregas com muita precisão.

Existem 4 perfis comportamentais e cada um deles é mais dominante que o outro. Saber qual deles se adéqua melhor ao cargo é fundamental para aumentar a produtividade, reduzir o turnover, fortalecer a equipe etc.

Então, achou o nosso post importante? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a também terem conhecimento sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta