Como contratar um profissional de alta performance?

6 minutos para ler

A contratação de um profissional de alta performance é bastante complexa. Ela exige mais dedicação e empenho para encontrar as pessoas certas para o cargo, com as competências necessárias e que tenham um fit cultural com a empresa.

Geralmente, o recrutamento dessas pessoas exige uma postura mais ativa da organização, que faz a busca por esses talentos em redes sociais como o LinkedIn ou até mesmo com a ajuda de headhunters.

Quer saber mais sobre o que é preciso para encontrar esses especialistas? Então, continue a leitura deste post!

Quais são as principais características de um profissional de alta performance?

Para entender melhor como recrutar e contratar os profissionais de alta performance, é preciso, primeiramente, entender quem eles são. Para isso, vamos partir do conceito “alta performance”, que representa ir além do esperado e está ligado às atitudes, ao objetivo e ao comprometimento.

Os profissionais considerados de alta performance conseguem entregar um resultado acima do que é preciso para o cargo, principalmente porque são altamente motivados e engajados em suas tarefas, além de dispostos a melhorar constantemente.

Eles são capazes de se autogerenciar, aprendem com facilidade, têm metas bem claras, confiam em sua capacidade e contam com um autoconhecimento elevado. Além disso, disciplina, responsabilidade e resiliência são características marcantes dessas pessoas.

Quais são as principais dificuldades das empresas para contratar esses talentos?

Embora haja um grande número de pessoas em busca de novas oportunidades de trabalho, as empresas enfrentam sérias dificuldades para encontrar profissionais capazes de apresentar um desempenho acima da média.

A pesquisa “A cabeça de quem contrata”, realizada em 2016 com 220 profissionais, entre gestores de RH e CEOs de empresas, constatou que a falta de capacidade para atuar em um mercado global foi citada como empecilho de contratação por 46% dos entrevistados.

Também há escassez de competências, como inovação nos candidatos, além do sentimento de dono do negócio, importante para uma maior dedicação. Mais do que os conhecimentos técnicos, os profissionais de alta performance contam com habilidades emocionais importantes para que os resultados sejam superados, e essas características são difíceis de identificar nos modelos tradicionais de currículo.

Como o RH pode atuar no recrutamento e seleção de um profissional de alta performance?

Cabe ao RH criar as condições necessárias para localizar essas pessoas e, mais que isso, convencê-las de que a sua empresa é capaz de oferecer o necessário para o seu desenvolvimento individual, além de uma remuneração interessante. Para isso, é preciso trabalhar os seguintes aspectos:

Montar uma proposta com objetivo

É importante mostrar os propósitos da empresa e oferecer oportunidades reais de ascensão ao profissional, tanto em experiência de mercado como financeiramente. O trabalhador de alto desempenho precisa sentir que se trata, realmente, de uma proposta irrecusável e que pode trazer bons frutos não só nos primeiros meses, mas que vai impactar a sua carreira em médio e longo prazos.

Powered by Rock Convert

Oferecer benefícios

Os benefícios não se limitam apenas a um bom convênio médico e ajudas de custo. Flexibilidade de horários e possibilidade de trabalho home office, pelo menos uma ou duas vezes por semana, ajudam a atrair um bom profissional. Embora haja interesse genuíno em apresentar resultados, a qualidade de vida é importante para alguém realmente qualificado e não pode ser deixada de lado.

Investir em capacitação

As empresas que se preocupam com o desenvolvimento dos seus funcionários são mais bem-vistas no mercado de trabalho, atraindo os melhores talentos. Por isso, é importante que o RH promova programas de especialização, que podem ser realizados internamente ou em institutos de ensino renomados.

Reconhecer seus colaboradores

Para os profissionais realmente qualificados, não basta trabalhar em uma boa empresa e ter um alto salário. É essencial ser reconhecido pelos seus esforços e projetos bem-sucedidos, recebendo a valorização desejada.

Retorno financeiro

Dinheiro não é o principal motivador para um alto talento, mas uma organização só tem condições de atraí-lo se oferecer um salário pelo menos compatível com a função ou, de preferência, acima da média encontrada pelo mercado.

Quais benefícios esses profissionais trazem para as empresas?

A contratação de um funcionário de alta performance pode dar um certo trabalho, mas certamente vale a pena. Essas pessoas conseguem proporcionar diversas vantagens, que vão além da excelência nos projetos que conduzem ou participam.

Gestão de desempenho mais efetiva

Uma equipe formada por pessoas conscientes das suas responsabilidades e com real desejo de se aprimorarem eleva muito a qualidade da gestão de desempenho, afinal, esses funcionários levam o feedback a sério e procuram colocar as orientações em prática. Isso faz com que a empresa consiga resultados ainda mais alinhados com seus objetivos.

Maior qualidade nos processos

Os profissionais de alta performance têm conhecimentos aprofundados na sua área de atuação, o que contribui para a qualidade dos processos internos e podem, até mesmo, propor inovações que vão colocar a empresa à frente da concorrência. Por serem pessoas que se preocupam com seu próprio desenvolvimento, a tendência é que haja uma busca constante por atualização, elevando ainda mais o nome da organização.

Índices de engajamento maiores

O entusiasmo mostrado por esses profissionais faz com que o restante da equipe se sinta inspirada e procure trabalhar cada vez melhor. Tal postura eleva o engajamento da equipe como um todo e auxilia a manter uma boa retenção de funcionários.

Por que uma empresa especializada em recrutamento é importante nesse processo?

Como citamos acima, encontrar um profissional tão disposto a oferecer o seu melhor para a empresa e que tenha as habilidades emocionais e técnicas necessárias está longe de ser um trabalho fácil. Em muitos casos, é preciso contar com a ajuda de headhunters e pessoas que entendam o setor, capazes de fazer um recrutamento que atenda às necessidades da organização.

Uma empresa especializada nesse trabalho já conta com a expertise e o networking necessários para localizar esses talentos, adotando a abordagem adequada para convencer o profissional a considerar a proposta, além de saber onde e como encontrar as pessoas ideais.

Munido dessas informações e da ajuda de especialistas no assunto, você terá condições de contratar o profissional de alta performance que precisa para elevar o nível da sua equipe.

Está precisando dessa ajuda? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta